Conservação dos medicamentos


Os medicamentos devem ser conservados em condições adequadas que assegurem sua integridade e estabilidade pelo maior tempo possível. A não observância de cuidados básicos pode levar à degradação dos princípios ativos antes do fim do prazo de validade do produto, ocasionando a perda de eficácia do tratamento medicamentoso e possível aparecimento de efeitos colaterais. Leia com atenção nossas dicas.

  - Mantenha os medicamentos em sua embalagem original e fique atento às recomendações especiais que podem estar presentes no rótulo do produto.
- Mantenha os medicamentos protegidos contra poeira, pragas, animais domésticos e fora do alcance de crianças.
- Guarde os medicamentos em local seco, arejado e protegido da luz solar. Os locais mais indicados são prateleiras e gavetas, afastados do piso, das paredes e do teto.
- A umidade é um dos principais vilões contra a boa conservação dos medicamentos. Evite armazená-los no banheiro ou na cozinha, pois são locais onde há circulação de água e produção de vapores que podem comprometer a integridade das embalagens e do medicamento.
- Os medicamentos devem ser guardados sob temperaturas controladas, normalmente entre 15°C e 30°C. Assim, evite aproximá-los de fontes de calor, como fogão e motores de eletrodomésticos.
- Alguns medicamentos devem armazenados sob refrigeração, entre 2°C e 8°C. Coloque-os na geladeira, evitando deixá-los em compartimento de resfriamento rápido, onde o medicamento pode congelar. Evite também a porta da geladeira, devido às oscilações de temperatura que nela ocorrem.
- Embalagens de medicamentos com bicos dosadores ou gotejadores, como frascos de colírio e almotolias, devem ser armazenadas em posição vertical (em pé), para evitar vazamentos.
- Nunca utilize medicamentos vencidos.
- Nunca descarte medicamentos vencidos na rede coletora de esgoto ou no lixo comum, leve-os à farmácia, posto de saúde ou hospital mais próximo, onde serão descartados adequadamente.
- Em caso de dúvidas quanto ao uso dos medicamentos, procure o farmacêutico.

QUER SABER MAIS SOBRE OS NOSSOS PRODUTOS?

Image

Acesse nosso SAC

*Venda de medicamentos mediante prescrição médica