O mercado de farmácias de manipulação está em constante crescimento conforme mostra o Panorama Setorial Anfarmag: Farmácias de Manipulação Brasileiras – 2015/2016, divulgado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A pesquisa destaca que o segmento movimentou mais de R$ 5 bilhões no período.
E dentro deste perfil mercadológico está a empresa mineira Pharmédice – Manipulações Especiais. Com nove anos de atuação, ela se destaca, em Minas Gerais, pela manipulação de medicamentos especiais de difícil acesso, o que permite ser referência nacional em seu mercado restrito de atuação. Entre os clientes atendidos estão hospitais e clínicas espalhados por todo o Brasil, além de consumidores finais, que adquitem medicamentos mediante receituário médico.
A empresa produz medicamentos manipulados estéreis – injetáveis, colírios e pomadas oftálmicas, além dos não estéreis, sujeitos a controle especial, fitoterápicos e oficinais. Suas linhas de produção englobam medicamentos para as áreas hospitalares, de oftalmologia e urologia. Toda a estrutura técnica e operacional está localizada no bairro Serra.
À frente da Pharmédice está a CEO e farmacêutica Fabíola Martins. Nascida na cidade de Cássia, em Minas Gerais, ela integra outro dado da pesquisa da Anfarmag, que destaca que as mulheres estão à frente de 71% dos empreendimentos do setor. Com 14 anos de experiência, passou por grandes laboratórios farmacêuticos e, percebendo a carência de farmácias de manipulação de injetáveis e colírios em Minas Gerais, decidiu, em 2008, abrir uma farmácia de manipulação para atender as demandas deste segmento. Hoje, a empresa produz mais de 1000 itens entre fórmulas para todas as suas linhas de produtos.
Atualmente, a Pharmédice possui cerca de 50 colaboradores, entre farmacêuticos e profissionais de diversas áreas, todos com diferenciais técnicos que passam por rigorosos processos de treinamento. Sua sede está localizada na Rua Monte Alegre, 208, no bairro Serra, em Belo Horizonte.
Tecnologia de ponta – De acordo com Martins, a empresa realiza investimentos pautados em tecnologia a fim de atingir os requisitos de controle de qualidade e normas sanitárias. “Dispomos de laboratórios totalmente equipados e estruturados, com salas certificadas pelo Sistema de Garantia da Qualidade dentro dos padrões da Vigilância Sanitária e da ANVISA, que assegura as etapas imprescindíveis de produção estéril dos nossos medicamentos”, destaca. “Além disso, por meio de um Plano Mestre de Validação, executamos um monitoramento de todo o processo magistral, desde a chegada da matéria-prima até a liberação do produto final, garantindo as condições ideais de qualidade e eficácia”, reforça a CEO da empresa.
Transformação e fracionamento de medicamentos – a empresa trabalha ainda com transformações de especialidades farmacêuticas e no fracionamento de doses a partir da embalagem primária dos medicamentos, mantendo seus dados de identificação de maneira a atender a prescrição médica. Essa iniciativa favorece sua qualidade e eficácia originais, evitando desperdícios e viabilizando a assistência hospitalar.
Suporte acadêmico – Além da produção de medicamentos, a Pharmédice oferece suporte acadêmico e de pesquisa a estudantes de diversas universidades do estado, com o objetivo de capacitar e aprimorar a atuação no mercado de trabalho e ou na vida acadêmica, seguindo as disposições técnicas e legais da atividade magistral.
A empresa atende em todo o Brasil e possui parcerias com companhias aéreas e transportadoras para entregar os medicamentos em tempo hábil.